segunda-feira, 6 de junho de 2011

Centro Esquerda Vence no Peru

Nas eleições peruanas o candidato de centro esquerda Ollanta Humala venceu sua concorrente, a direitista Keiko Fujimori. Essa eleição foi marcada por muitas polêmicas, afinal, enquanto Humala era caracterizado pela direita peruana e pela mídia conservadora, como o candidato com as caracteristicas de Hugo Chávez, Keiko foi considerada pelas forças progressistas da sociedade peruana, como a candidata que representaria o legado de seu pai, Alberto Fujimori, ex ditador peruano, que inclusive está preso, por corrução e abuso dos direitos humanso durante seu mandato de presidente do Peru.
A eleição de Humala é uma vitória importante para a consolidação da democracia peruana, e também para toda a América Latina, que caminha para mais um governo de campo progressista, assim como os do Brasil, Argentina, Venezuela, entre outros.
Quem não deve ter gostado nada dessa eleição é os EUA, que claramente prefeririam o governo de Keiko, para ter mais influência na América Latina. Os EUA, por sinal, vem cada vez mais perdendo influência nesse território tão importante para a sua geopolítica de expansão de sua ideologia neoliberal.
Ao que tudo indica, os povos dessa região já não toleram mais o neoliberalismo, que causou muitos estragos para a economia dos países que implantaram, e preferem uma outra visão, digamos mais social-democrática, onde o Estado volta a ter papel predominante na economia e nas políticas sociais para os mais pobres.
Seria o momento da direita repensar suas idéias, pois caso contrário, vai ter muitas dificuldades em voltar ao poder na região latino americana.

Nenhum comentário: