segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol foi eliminada da copa américa pela seleção do Paraguai no último domingo, na Argentina. Mas o que mais vem me impressionando não é a eliminação dos brasileiros, e sim, o comportamento dos torcedores em relação a seleção canarinho. Já não existe mais aquele sentimento de patriotismo em jogos do Brasil, nem na Copa do Mundo, apesar do Galvão Bueno tentar colocar emoção nos jogos, com o seu ufanismo exagerado nas transmissões das partidas. Quais seriam as razões para essa falta de entusiasmo com o Brasil ?
Podemos citar a estrutura arcaica do futebol brasileiro, seus dirigentes corruptos, ultrapassados, e isso acaba influenciando no torcedor que pega birra desses cartolas e até torcem contra a seleção para quem sabe ver esses dirigentes fora do comando do futebol. Mas não é só isso. Nossos jogadores já não nos dão a mesma confiança, são firulentos, se acham mais do que são, só pensam em grana, e jogar no exterior. A seleção já não é mais o auge, e sim o Real Madrid, Barcelona, Milan, etc... O torcedor não é besta, ele percebe isso. Hoje em dia é chuteira colorida, salário alto, baladas, tudo isso sem ligar se o time perde, pro jogador tanto faz, claro com raras excessões. Já não temos mais ídolos e sim pseudos ídolos! Tirando Rogério Ceni e Marcos, o resto não pode ser considerado ídolo.
Tudo isso é uma questão cultural e também a entrada triunfal do capitalismo dentro do futebol, onde o dinheiro é mais importante do que a garra, onde o patrocínio na camisa é maior que o símbulo do clube, um absurdo! A incopetência dos dirigentes que adiministram mal o dinheiro dos clubes que comandam, além da corrupção, são os fatores para a entrada de tantas empresas em camisas de clubes, pois precisam de grana pra sustentar os clubes. O capitalismo que se apropria de tudo também se apropriou do futebol.
A mídia também ajuda nessa crise do futebol brasileiro, pois qualquer jogador normal os especialistas da bola transformam em craques, gênios, novos pelés, maradonas....
Estou torcendo por essa nova geração de Neymar, Ganso, Lucas, mas acho que em alguns momentos esses jogadores devem abaixar a bola, pois ainda não se consagraram, precisam de humildade. Antes de mais nada, precisamos formar seres humanos e não maquinas de ganhar dinheiro e engoradar o bolso de empresários que só querem se aproveitar dos atletas.
Infelizmente não vejo a curto prazo uma retomada do velho futebol brasileiro, pois as estruturas do capitalismo já estam enraizadas no sistema do futebol brasileiro, e isso pode até piorar. Estou pessimista....

Nenhum comentário: