terça-feira, 5 de julho de 2011

Democracia

O que seria uma verdadeira democracia? Ir votar no dia da eleição? Sim, isso é importante em uma democracia, mas só ir votar basta para se dizer que um país é democrático? Com certeza, não!


A democracia é um processo importante mas muito lento em algumas sociedades. Um país verdadeiramente democrático deve ter, além do direito ao voto, o direito a saúde pública de qualidade para todos, educação pública de qualidade e também para todos, democratização da terra, dos meios de comunicação.


Uma nação democrática deve ser soberana, respeitar todas as religiões, inclusive o Estado sendo laico, respeitar os que não tem religião. Deve combater toda forma de preconceitos, como o racismo, a homofobia, a intolerância religiosa, os preconceitos de gênero. Deve combater o anti semitismo, respeitar os estrangeiros, etc.


Uma verdadeira democracia também passa por uma reforma urbana, onde todos tenham o direito a ter sua casa, todos devem ter o direito ao trabalho.


Um país democrático respeita o meio ambiente, os movimentos sociais, os imdígenas...


Se existir um país com essas características que descrevi a cima, esse é um país verdadeiramente democrático, esse seria meu ideal de democracia, e acredito que a esquerda em todo o mundo deve repensar suas bandeiras, fazendo uma auto reflexão, pois uma pessoa que se diz de esquerda, com certeza é a favor da verdadeira democracia, não essa pseudo- democracia burguesa, para poucos, mas uma democracia que possa introduzir no futuro, uma possível transação para uma sociedade socialista, que seria talvez o auge da democracia.


É claro que devemos compreender a correlação de forças de cada país, mas uma coisa é fundamental, que é a união da esquerda, tentar apaziguar suas diferenças entre suas variadas correntes: socialistas, comunistas, sociais democratas, etc...


A esquerda deve aprender com os erros do modelo soviético e mostrar que pode mudar a sociedade capitalista, para uma sociedade verdadeiramnete democrática, onde o ser humano vem em primeiro lugar.


Com a crise do neoliberalismo, a esquerda deve aproveitar essa chance para mostrar que a direita não é compatível com a democracia, que o Deus mercado é uma grande farsa e que só com uma política para o social conseguiremos viver em uma legítima democracia.


Não se pode falhar novamente!

Nenhum comentário: