terça-feira, 12 de julho de 2011

Os Desafios de Dilma

O governo do ex-presidente Lula teve grandes avanços durante seus 8 anos de mandato, em especial na area social, com o bolsa família, que tirou milhões da extrema pobreza, com o crescimento da econômia e o consequente consumo interno, a alta do emprego, o minha casa minha vida, o controle da inflação, sua política externa independente e soberana, entre outras coisas.
Todas essas conquistas são importantes, mas muitas coisas foram deixadas de lado e que também são de fundamental importância para o total desenvolvimento da nação, e Dilma vai precisar retomar essas prioridades.
1- A questão da alta dos juros: temos a taxa de juros reais, mais alta do mundo, o que entrava nosso desenvolvimento e ajuda apenas os especuladores financeiros.
2- Reforma Política: fundamental, pois só com uma reforma para diminuir os crimes eleitorais, como o caixa 2. É necessaário o financiamento público das campanhas, além do voto em lista, muito mais democrático e transparente e vai ajudar na governabilidade.
3- Reforma Tributária: O imposto deve ser progressivo, onde or ricos pagam mais e os pobres pagam menos, nada mais justo.
4- Reforma dos Meios de Comunicação: Esse seria uma das grandes batalhas para esse governo, acabar com o monopólio dos meios de comunicação, para termos uma mídia mais plural e democrática. Enfrentar os barões da mídia é uma tartefa em tanto.
5-Reforma Agrária: Se Dilma quer mesmo acabar com a pobreza extrema, nada como fazer uma verdadeira reforma agrária, distribuindo terras, acabando com os grandes latifúndios e a terra ter a sua função social. Desapropriar as terras que tenham trabalho escravo é fundamental.
6- Saúde: Melhorar a saúde pública, pois as famílias mais pobres não tem condições de pagar convênios médicos. Saúde é um direito de todos e não de uma minoria que pode pagar um hospital partcular.
É claro que para esse governo executar essas reformas, sera necessário uma correlação de forças favorável, e para que isso aconteça é de fundamental importância a pressão dos movimentos sociais organizados, pressionando não só o governo mas o congresso, pois caso contrário vai ser muito difícil isso se concretizar. O governo não pode se isolar, deve se reaproximar dos movimentos progressistas que ajudaram a eleger esse atual governo, para conseguir aprofundar as mudanças sociais no Brasil. Acredito que Lula pode fazer esse papel de interlocutor entre governo e movimentos sociais, pois é uma pessoa de carisma e muito respeitado perante a sociedade. Quando Lula foi eleito, a correlação de forças não era das mais favoráveis e Lula teve que fazer um pacto social com outros grupos mais conservadores da nossa sociedade, para poder ter governabilidade. Porém, se o governo quiser avançar ainda mais, vai ter que quebrar esse pacto, e para quebrar esse pacto só com mobilização da sociedade, ou se não, vai ser muito difícil avançarmos e a consequência pode ser a volta da velha direita ao poder.
Obs: Esqueci de mencionar que necessitamos também um profundo avanço na educação, uma educação baseada na formação de um ser pensante, e não só em pensar o estudante para ser mão de obra barata.

Nenhum comentário: