sexta-feira, 22 de junho de 2012

Golpe de Estado no Paraguai

O Paraguai está vivendo um momento tenebroso em sua história política.
O Congresso paraguaio aprovou o impeachment do agora ex presidente Fernando Lugo.
Na verdade o que acontece no Paraguai é um golpe com disfarce de legitimidade.
Os golpistas alegam que Lugo é negligente em relação a conflitos agrários que acontecem no país vizinho.
Um desses últimos conflitos acabaram em mortes de políciais e trabalhadores sem terra.
A direita argumenta também que Lugo tem fortes relações com os sem terras, como se isso fosse um crime imperdoável.....
Se a moda pegar, Geraldo Alckmin precisa tomar cuidado aqui no Brasil, afinal a poucos meses aconteceu o masacre dos moradores do Pinheirinho em São José dos Campos. Varias pessoas foram arrancadas de suas casas sem qualquer chance de se defender, um verdadeiro crime contra os direitos humanos.
Fernando Lugo não tinha força no congresso, a maioria era oposicionista, o que dificultou seu governo a fazer as reformas necessárias em seu país, como a agrária por exemplo.
Lugo era da corrente progressista da Igreja Católica, a famosa Teologia da Libertação.
O que aconteceu com Lugo pode servir de lição para alguns falsos moralistas da política brasileira, entre eles da esquerda como do PSOL, PSTU, PCB, entre outros que sempre criticaram o presidente Lula e a presidenta Dilma por eles terem feito alianças com partidos conservadores para se eleger e ter governabilidade.
Se o governo petista não tivesse feito essas alianças, muito provavelmente Lula teria caido na crise do "mensalão" em 2005. Hoje com certeza o Brasil seria governado pelos tucanos, com Serra como seu principal líder na presidência. Talvez os extremistas da esquerda simpatizem com Serra......
Esse golpe no Paraguai é uma vergonha para o mundo, pois estamos no século 21, e é bizarro que ainda aconteça esses tipos de picaretagens na política do nosso continente.
Os países vizinhos devem romper relações com o Paraguai enquanto a normalidade democrática não se reestabeleça para o povo paraguaio.
Os movimentos Sociais desse país tem o dever de ir as ruas,  protestar contra esse terrível golpe, e ir as últimas consequências para a volta da normalidade.
As últimas notícias são de que Lugo aceitou o impeachment, o que é um absurdo, pois mostra falta de coragem do Presidente e desestimula o povo a sair as ruas para defender seu mandato.
Ficamos a espera das próximas notícias.

Nenhum comentário: