quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eleições Eletrizantes

Na cidade de São Paulo as eleições municipais promete agitar os meios políticos durante o ano de 2012.
Gilberto Kassab deve sair do comando da prefeitura como um dos piores prefeitos de todos os tempos, na cidade da garoa.
Não deixa nenhum legado para a cidade e certamente não deixará saudades para a maioria dos paulistanos.
Guilherme Afif Domingos ou José Serra seriam os preferidos do prefeito para continuar o seu desgoverno na cidade, mas nenhum dos dois parece ter grandes chances de se eleger.
Não vejo expectativas de decolagem da candidatura de Afif, pois é um nome de pouca expressão perante a população de São Paulo, além de Kassab ser um péssimo cabo eleitoral para ele, por razões óbvias.
José Serra se queimou ainda mais depois do lançamento do livro de Amaury Ribeiro Jr, e não deve tentar ser candidato a prefeito, para não passar vergonha.
Além de ter uma alta rejeição, Serra não tem moral para se candidatar a prefeito, pois em 2004 prometeu não deixar a prefeitura para se candidatar a outro cargo, e fez exatamente ao contrário.
Com Serra descartado o PSDB fica ainda mais dividido para essa eleição. Tem quatro pré candidatos, entre eles o mais conhecido Bruno Covas, neto de Mario Covas.
Com a divisão do campo direitista o PT tem a grande oportunidade de voltar a comandar a maior cidade do país.
Seu candidato já definido é Fernando Haddad, ministro da educação de Lula e Dilma, que tem seus defeitos, mas tem feito até que alguma coisa boa na área educacional, como a entrada de estudantes pobres na faculdade, o que antes era praticamnete impossível. Não é o candidato dos sonhos, mas também não é o demônio que a mídia vai tentar pintar.
O PCdoB, a princípio vai de Netinho de Paula, outro que é odiado pela mídia empresarial e preconceituosa, por ser pagodeiro, negro e do partido comunista, mas que tem um bom conhecimento da periferia de São Paulo e que ouvi dizer, estaria estudando sociologia para se aperfeiçoar na política. Se for verdade, espero que não vire um FHC...
PSOL, PDT, entre outros também tem seus pré candidatos, mas ainda penso que a esquerda e centro esquerda deve aproveitar a divisão da direita para se unir em São Paulo. Assim espero.

Nenhum comentário: