terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Coreia do Norte

Depois da morte do ex presidente da Coreia do Norte, Kin Jong II, muito se tem falado deste país asiático e seu ex - comandante. Muita gente fala da Coreia do Norte sem conhecer nada do país, que por sinal é um dos mais fechados do mundo, ou o maior, provavelmente.
Confesso que também sei pouco da Coreia do Norte, mas o pouco que sei não me deixa muito animado em relação ao país que se auto intitula como "comunista".
A Coreia do Norte não tem nada de comunista, mas sim uma ditadura cruel, que inclusive já matou milhares de pessoas de fome.
É um regime centralizador que reprime seus povos e que não deu nenhuma conquista significativa ao seu povo. É um capitalismo de Estado ditatorial, mas que se esconde com o nome do comunismo.
Qualquer pessoa de bom senso sabe que o comunismo não é o que pregam os norte coreanos que estam no poder.
No comunismo o Estado é extinto e não existe desigualdades sociais. Nem socialismo pode ser chamado o regime norte coreano, pois no socialismo o proletariado estaria no poder do Estado, antes de extinguilo, o que não acontece na Coreia do Norte.
Não houve nenhuma grande conquista desse regime, diferentemente de Cuba, por exemplo, que apesar de seus problemas econômicos em razões do embargo estadunidense e também de erros internos, tem muitas conquistas para a sua população, como saúde, educação, esporte, moradia,etc.
A direita se aproveita dos erros norte coreanos para difamar toda a esquerda e todos os comunistas, apregoando que o comunismo seria o que acontece na Coreia do Norte. Uma grande mentira!
É bom esse pessoal estudar mais o marxismo, pois se estudaram não entenderam nada. Isso vale para a direita e para alguns setores da esquerda.

Nenhum comentário: