quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Comissão da Verdade

Reproduzo texto do blog do Brizola Neto, o tijolaço
Quem pode ter medo da verdade?

As famílias dos desaparecidos têm o direito de saber o que se passou
Reproduzo, abaixo, uma pequena comunicação que fiz hoje no plenário da Câmara, reafirmando a urgência e minha posição sobre a instalação da Comissão da Verdade, proposta por Lula, no ano passado, e ainda esperando a votação na Câmara:

“Sr. Presidente, só para eu fazer uma breve comunicação, uma vez que se estabeleceu aqui um debate sobre a Comissão da Verdade. Devemos ter clareza e buscar esclarecer às Sras. e Srs. Deputados e àqueles que nos assistem pela TV Câmara, indagando: quem pode ter medo da verdade, quem pode ter medo da Comissão da Verdade, cuja votação tem sido acordada entre as Lideranças partidárias para os próximos dias e que busca tão somente trazer à tona os fatos que aconteceram durante a escuridão do período da ditadura militar brasileira?

É uma Comissão que não tem caráter punitivo, apenas busca trazer à tona, àsociedade brasileira, principalmente às novas gerações, para que não se repitam as atrocidades cometidas pelos comandos militares do Golpe de 64 no Brasil, o que aconteceu naquela época. Trazer à tona o que aconteceu de fato, as violações de direitos humanos que foram empurradas para baixo de uma cortina, de um tapete.
Quando ouvimos determinados pronunciamentos, vemos que ainda existem aqueles que temem a verdade. Certamente devem temer as apurações porque devem ter praticado sérios atos de violação de direitos humanos. Devem ter defendido as atrocidades que foram cometidas nos porões da ditadura.
Essa Comissão, repito, Sr. Presidente, não terá caráter punitivo. Mas vai caber à Justiça, a partir da luz que vai ser colocada sobre os fatos, a partir da verdade estabelecida por essa Comissão, decidir sobre as atrocidades e as violações de direitos humanos que aconteceram durante o regime militar no País.”

Nenhum comentário: