sábado, 28 de maio de 2011

Pacto Social

Se falou muito sobre pacto social, logo no início do governo Lula, em 2003.Mas o que seria esse pacto social que Lula estava propondo para o Brasil?Se falou muito sobre isso,mas não vimos grandes explicações sobre esse tema que parece muito estranho para a maioria da população do nosso país.Vou tentar mostrar o que eu entendi sobre esse tão falado pacto de Lula e seu governo.
Acredito que Lula queria um pacto com todos os segmentos da sociedade brasileira, para poder governar o Brasil da melhor forma possível naquele momento.Esse pacto se daria com segmentos de diversas correntes de pensamento e ideologica,pois naquela altura o governo Llula não tinha uma maioria significativa no congresso,sua base aliada era muito limitada, e isso poderia enfraquecer o seu governo.
Esse pacto consistia em aglutinar:trabalhadores, empresários, latifúndiarios, pequenos produtores, banqueiros,classe média, burguesia, camponeses, proletários, mídia, etc.....
De uma forma geral, podemos dizer que o governo de Lula conseguiu com sucesso fazer esse pacto andar,apesar de tudo.
Os trabalhadores tiveram ganhos que nunca tiveram em outro período de nossa história; os empresários e banqueriros nunca lucraram tanto, nem no governo de FHC; a classe média foi as compras em um ritmo acelerado; a concentração da terra se manteve e até aumentou; os sem terras,apesar de não conseguirem a sonhada reforma agrária, tiveram muito mais diálogo com esse governo do que qualquer outro.
Mas esse pacto não funcionou com um grupo importante de nossa sociedade:A Mídia! Durante o governo Lula, a imprensa não deu trégua a esse governo, com denúncias dia após dia, em especial a crise do mensalão.
Penso que o "casamento" entre mídia e governo Lula não deu certo, muito pela origem do presidente Lula, homem vindo do nordeste, operário, e tudo aquilo que já sabemos sobre ele.
Já Dilma, é uma mulher de classe média, e no meu modo de ver se iludiu achando que a mídia daria trégua as criticas, por sua origem social ser diferente da de Lula. Na verdade a mídia nunca vai aceitar o governo Dilma, pois esse é a continuação do governo que eles combateram, e um eventual sucesso de Dilma, seria o sucesso de Lula e seu projeto de governo.
Foi isso que eu entendi sobre o Pacto Social.

Nenhum comentário: