sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os dois períodos ditatoriais brasileiros, no século xx

O quadro político que levou Vargas ao poder você vai encontrar em qualquer livro didático. Nele se incluem a política do café com leite, a super produção do café, a mobilização do operariado, a revolução de 30 etc.
Falou-se muito na Era Vargas, em intervenção do Estado na economia. Ou seja, o Estado seria o motor da economia nacional.
Tanto em 1930-1945 com Vargas, como em 1964-1985 com os militares, houve autoritarismo, desrespeito a Constituição, perseguição policial, prisão e tortura para os opositores e censura para os meios de comunicação.
A diferença de Vargas para os militares era que Getúlio tinha um discurso de atrair as massas populares a participação política.
Durante a ditadura de 64 tivemos grandes atores políticos que lutaram contra o regime, como por exemplo, os estudantes, comunistas, jornalistas, progressistas, uma parte da igreja(Teologia da Libertação)...
E teve também os apoiadores do regime, em especial a classe média, os empresários, as multinacionais, aparte reacionária da Igreja...
Muitos grupos achavam que a melhor forma de lutar contra a Ditadura era pelo viés da luta armada, outros acreditavam em outros caminhos mais pacíficos e menos radicais.

Nenhum comentário: