segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conflitos no Campo

Acabo de ler no portal Terra, a notícia da criação de um orgão interministerial para acompanhar os conflitos agrários.
É uma medida que já era pra ter sido tomada a muito tempo,mas antes tarde do que nunca, pois ultimamente os crimes em decorrência de conflitos agrários vem aumentando significamente.
Acredito que esses conflitos só teram fim quando o Estado brasileiro e seus governantes façam a reforma agrária, distribuindo as terras ociosas, que não cumprem com a função social da terra, e aquelas em que se pratica o trabalho escravo. Necessário também, mudar o índice de produtividade da terra, que está defasada.
Dilma prometeu acabar com a miséria, mas não acredito que ela vai conseguir se não fizer uma reforma agrária massiva em nosso país. As vezes tenho a impressão que só no Brasil a questão da reforma agráriaé tratada como idéia de comunista, quando na verdade os grandes países capitalistas ja fizeram a reforma agrária. Reforma essa que ajudou e muito ao desenvolvimento da industrialização desses países. Por que só o agronegócio tem vez no nosso país???
Infelizmente ainda temos uma bancada ruralista muito forte no congresso, que acaba travando uma maior mobilização dentro dos organismos de poder para essa questão tão importante para o futuro do Brasil. Não vejo grandes perspectivas para um processo de distribuição de terras nesse momento. O jeito é tentar mobilizar a sociedade para termos algum avanço efetivo nessa questão.

Nenhum comentário: