quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Prioridade

Tudo indica que Fernando Haddad será o próximo prefeito da cidade de São Paulo.
O petista terá muito trabalho nos próximos 4 anos em que vai administrar a maior cidade do Brasil.
No seu governo Haddad precisa ter em mente que uma boa gestão precisa ter suas prioridades, e a prioridade de um bom administrador precisa ser com os pobres, os excluídos pela gestão Serra- Kassab.
Não adianta reclamar, a realidade é que a prioridade do próximo prefeito tem que ser com a periferia paulistana, que se encontra em estado de abandono.
É nos extremos da cidade que a situação é mais caótica, com falta de creches, hospitais, escolas, cultura, lazer, esportes, etc.
Assim como Lula fez em seus 8 anos de governo priorizando o Nordeste do país, Haddad precisa dar atenção especial a periferia de São Paulo, que é uma espécie de Nordeste dentro de São Paulo.
Todos sabem no que dá quando o Estado se ausenta de uma certa região.
É mais criminalidade, mais mortes, mais tráfico, mais drogas, mais mortes, mais insegurança.
A criminalidade acaba criando um poder paralelo, ocupando o lugar do Estado.
Não adianta o Estado aparecer só com repressão policial, com o aparelho repressivo. É necessário investir em especial em Cultura e Educação, assim como em Lazer, Esportes, como já disse anteriormente.
A Guarda Civil deve se inserir na periferia como um agente protetor dos cidadãos e não como um repressor que só aparece na hora em que a situação perde o controle.
A Guarda Civil deve ser preparada, treinada e bem paga para ser um braço direito dos cidadãos da periferia de São Paulo.
É necessário mais CEUS, Bilhete Único, Corredores de ônibus, Hospitais, uma revolução nos extremos da cidade que vai acabar beneficiando toda a cidade.
Um exemplo que podemos dar de uma possível revolução na periferia que ajudaria outras localidades da cidade, seria o incentivo por parte da prefeitura da ida de fábricas e empresas para a periferia. Com isso iria descentralizar a cidade e acabaria diminuindo o caótico trânsito de São Paulo, já que a maioria dos trabalhadores chegam dos extremos Leste e Sul para trabalhar em regiões centrais da capital. Ou seja, todos sairiam ganhando com uma possível transformação da periferia.
É claro que tudo isso requer investimento e por isso será necessário parcerias tanto com o Governo Federal petista, quanto com o Governo Estadual tucano.
Nessas horas as picuinhas devem ser deixadas de lado pelo bem de São Paulo.
Assim como foi bom para todos do Brasil o desenvolvimento que acontece no Nordeste, será ótimo para São Paulo o desenvolvimento da periferia paulistana.
Isso é um passo importante para a consolidação do PT em São Paulo.
O Pacto Social de Lula no Brasil deve ser o pacto social que Haddad precisa propor para os moradores de São Paulo, para termos uma cidade desenvolvida e mais humana, como consequência menos desigual.
Esse é o primeiro passo para o projeto de centro esquerda chegar ao Governo do Estado de São Paulo, que é um dos últimos redutos dos tucanos e da direita brasileira.

Um comentário:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

De acuerdo! Haddad tem que dar preferência à periferia e não fazer como os governos do PSDB que governaram quase integralmente para os ricos ou fazendo obras de fachada. Tem que criar projetos que melhorem a vida onde ela é pior, mais precária, mais arriscada e desconfortável.