sábado, 3 de março de 2012

Quem enfrentaria os militares?

Estava lendo no blog da cidadania, do excelente Eduardo Guimarães um post em que ele comenta de 300 militares aposentados que estam criticando Dilma e seu ministro da defesa Celso Amorim, entre outras coisas por causa da decisão de se criar a Comissão da Verdade, que vai investigar os crimes cometidos pelos militares durante a ditadura militar no Brasil.
O post do Eduardo tem a seguinte chamada: "Que são 300 milicos de pijama ante 55 milhões de eleitores?"
O blogueiro se refere aos 55 milhões de eleitores de Dilma, que o fizeram chegar a presidência da República.
Fiz um comentário para o texto do Eduardo e vou reproduzir no meu humilde blog.

Caro companheiro Eduardo,

Você acha que quantos dos 55 milhões de eleitores de Dilma iriam para a rua, para enfrentar os milicos em caso de um novo golpe?
Penso que seria muito pouca gente, afinal, vivemos em uma sociedade anestesiada, imobilizada, despolitizada, que não teria coragem para ir as ruas enfrentar esses militares.
Por que você acha que Lula não fez a reforma agrária, por exemplo?
Se ele faz a reforma agrária derrubam ele, e mesmo com todo o apoio popular de Lula teve e tem, o povo não iria defender o seu governo, a não ser as camadas mais politizadas da nação, como MST, UNE, CUT, intelectuais em geral.
Durante toda a história recente do nosso país, vai ser difícil encontrar momentos que o povão foi para o confronto direto contra a elite dominante do Brasil.
As diretas e o movimento dos caras pintadas, foram movimentos de classe média, não podemos nos iludir.
Caro Eduardo, nesse ponto não sou otimista.

Nenhum comentário: