Sobre "o tempo evolutivo do progresso ou do capitalismo?", a autora Circe Bittencourt, expõe o problema do eurocentrismo do ensino de História, e para isso ela cita alguns exemplos: "A História do Brasil tem sido apresentada e introduzida no ensino escolar como resultante da Europa.". Ela cita a visão tradicional que afirma que o descobrimento do Brasil se dá apartir da relaçõa dos europeus com as populações nativas, como se já não existisse pessoas no continente antes disso.
Para outros, o nascimento do Brasil se explica pela lógica do mercantilismo europeu. Como se vê em ambos os casos o Brasil nasce na Europa. Trata-se de uma história que nasce no lugar central do capitalismo emergente.
Esse ideal eurocentrico se da até os dias de hoje, e o capitalismo como sistema predominante ajuda a História a ser desse jeito, criando um dogma no ensino escolar.
A autora aponta uma solução para essa problemática, que seria o conhecimento de outras sociedades, de criação de um cidadão com uma identidade coletiva, conhecer outros valores, outros momentos históricos, uma maior aprofundação da História. Para a autora, o professor tem papel fundamental na transformação do ensino de História.
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3 comentários:
vai tomar no cu
essa desgraça fudida~do caralho ñ serve nem de resumo seu cabaço
essa desgraça fudida~do caralho ñ serve nem de resumo seu cabaço
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