quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestações ou Golpe?

Sou de esquerda, sempre fui a favor de manifestações populares, pois penso que só com o povo na rua é que a democracia se consolida.
Apesar disso confesso que não me entusiasmo com o que ocorre nas ruas de varias cidades do país nos últimos dias
Estou indo na contramão do que pensa a grande maioria da esquerda, que está achando lindo o "povo" indo para a rua protestar contra o aumento das passagens do transporte público.
Na verdade toda essa manifestação está me preocupando, pois percebo que pessoas de boa fé estão sendo manipulados pelos conservadores, reacionários da nossa velha direita.
Sem dúvida que é justo a manifestação por uma tarifa de transporte mais barata ou até gratuita. Também é correto lutar por um transporte público de qualidade. Quem anda de metrô, trem e ônibus sabe bem o que estou dizendo.
O problema é que a direita está se aproveitando dos protestos para conseguir o que mais quer nos últimos tempos. Voltar ao poder!
No começo das manifestações, a imprensa (mais conhecida como PIG, PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) era contra os protestos, pois os manifestantes seriam vândalos que apenas queriam a baderna e atrapalhar  o trânsito da cidade. E não me venham falar que foi por causa da violência da polícia contra os jornalistas.
A mesma mídia pedia repressão da polícia contra os manifestantes.
Alckmin atendeu os pedidos dos seus "patrões" e desceu o cassete  em todos. Sobrou até para os jornalistas...
Mas a mudança de tom não se deve apenas a isso, não vamos ser ingênuos .
A direita está aproveitando a onda de protestos para acertar o alvo. O governo federal, mais precisamente a Presidenta Dilma e o PT.
O PIG quer passar a impressão de que o país está a beira do caos, com aumento de transporte, inflação, aumento do tomate, boato do fim do bolsa família, aumento dos juros, queda na popularidade da Presidenta, etc...
A direita se apropriou dos protestos e tenta pautar os manifestantes, que repito, muitos de esquerda e de boa fé, estão ajudando a direita a triunfar.
Extrema esquerda (PSOL, PSTU, PCO) e direita( Folha, Estadão, Globo, Veja), se uniram nos protestos e centram o problema no PT e em Dilma.
Federalizou problemas de cunho local..
Se nas urnas eles não conseguem ganhar, eles vão tentando por outros caminhos. Um golpe disfarçado de legalista.
Haddad está a seis meses no cargo e têm gente que acha que nesse curto espaço de tempo ele têm que resolver todos os problemas que a dupla Serra- Kassab deixou de herança.
Parece que todos os problemas do Brasil só aconteceram depois que o PT chegou ao poder. Quanta hipocrisia!
Tenho uma dúvida. Será que o PSOL e o PSTU iriam pra rua  se derrubassem um governo democraticamente eleito pelo povo a força? Creio que não, pois eles também querem derrubar.
Talvez esses "esquerdistas" (ou seria UDN de esquerda?) tenham saudade dos tempos de FHC, Serra, Kassab, não é isso senhor Plínio de Arruda Sampaio?
E não me venham falar que o Alckmin também está sendo alvo de protestos, pois para a direita o Geraldinho Picolé de Chuchu pode até ser sacrificado, desde que a Dilma vá junto.
O importante para essa gente, o plano maior é o projeto federal. São Paulo eles já dominam faz 20 anos, no Brasil eles perdem já faz dez anos...
É por isso que não me empolgo com esses protestos. A coisa está se desvirtuando. Daqui a pouco vai ter gente infiltrada nas manifestações pedindo impeachment, redução da maioridade penal e outras idiotices da direita.
Movimento apartidário... Nada mais fascista do que ser contra partidos.
Criminalização dos políticos, todos farinha do mesmo saco, etc... Na última vez que esses discursos ecoaram caímos  em uma ditadura militar que durou mais de vinte anos e que têm sequelas na sociedade até hoje, vide  as atitudes da PM.
Enfim, penso que a "esquerda" pode estar dando um tiro no pé. Ou na democracia. Vamos repetir o passado?
Espero que não.

Um comentário:

Diego Vilela disse...

Diego, parabéns pelo posicionamento.
Desde o começo eu to falando que é golpe.
Isso porque já existia todo um movimento anti- Copa engatilhado, que foi apenas linkado ao MPL dando esta idéia de que uma coisa levou a outra.

Vi muita gente na blogsfera com medo ou muita ingenuidade, mas a situação tá mudando.

No momento estou demonstrando o oportunismo e a irresponsabilidade de estrelinhas da internet brasileira que pensam que me enganam ( já que sempre se manifestaram pró direita) e agora convocam a molecada para estes protestos.

Jovem Nerd, Felipe Neto, Caue Moura, estou indo em cada vídeo e chamando eles pra realidade do ato irresponsável que cometeram.

Enfim meu chará, vamos continuar lutando!