Muito se falou nos últimos dias sobre a eleição do novo Papa, o argentino que será conhecido como Francisco.
A escolha de um papa da América do Sul é visto por muitos como um passo importante para a reconstrução da Igreja Católica no mundo contemporâneo. Infelizmente penso diferente em relação a possíveis mudanças na Igreja.
A escolha do Pontífice em nada vai mudar as estruturas do Vaticano, afinal o novo Papa apesar de tentar mostrar uma imagem de homem preocupado com questões sociais, é tão conservador quanto os últimos Papas.
A Igreja agora sera comandada por um cidadão que durante o Regime Ditatorial argentino, deu suporte para os militares cometerem as maiores atrocidades contra os opositores do regime militar da época.
Pode tirar o cavalinho da chuva quem imagina que a Igreja vai ser mais liberal com o argentino no comando. Nada vai mudar, a Igreja vai continuar com seus dogmas ultrapassados, arcaicos, desatualizada da realidade em que vivemos.
Vai continuar homofóbica e contra o casamento de pessoas do mesmo sexo. Vai ser contra o uso da camisinha, vai ser contra o casamento de padres. Vai continuar acobertando a pedofilia dos padres, etc...
Apesar de não ser religioso eu gostaria muito de uma Igreja mais aberta e progressista, com valores humanistas que respeitasse a diversidade, o pluralismo e que fosse muito mais aberta ao diálogo com a sociedade do que hoje. O mundo seria muito melhor se a Igreja se renovasse, isso é óbvio, pois a religião é uma ferramente importante na sociedade, pois muitas pessoas levam a sério a questão da religiosidade no mundo.
Espero estar enganado, mas sinceramente não acredito que as estruturas desse aparelho ideológico que é a Igreja vai ter alguma mudança profunda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário